Olá mundo! A minha viagem de comboio pela Bélgica, Alemanha e Suíça

O que as viagens a solo me ensinaram sobre outras culturas

Estação de comboios Bruxelas-Norte: 1ª de muitas viagens de comboio que fiz até à Suíça – Todas as fotos são do autor

Como o meu Uber parou em frente ao hotel onde estava hospedada em Bruxelas, na Bélgica, para me levar à estação de comboios, o meu coração saltou para a garganta. Estava tão assustada com a perspetiva de fazer uma viagem de comboio da Bélgica, atravessando a Alemanha até à Suíça, sozinha, mas também entusiasmada por poder ver La Swisse. Afinal, a minha terra natal, onde nasci no sul do Burundi, na África Oriental, era apelidada de la Swisse devido às suas semelhanças paisagísticas com a Suíça. Trata-se de um planalto elevado e acidentado, situado na encosta de um grupo de montanhas.

No entanto, as paisagens da Suíça atraem turistas, ao passo que a minha cidade natal não o faz. A principal razão é que o desenvolvimento económico entre estas duas ‘suíças não podia ser diferente. Para começar, a Suíça é muito desenvolvida e a minha cidade natal e o meu país não o são. De qualquer forma, estava ansioso e entusiasmado por ir finalmente à Suíça e ver as semelhanças geográficas que tinha ouvido tantas vezes quando estava a crescer.

O meu motorista do Uber perguntou-me:

” Où-est- ce que vous allez? ” – “Para onde é que vai? “

Eu disse-lhe: “Vou para a Suíça!”

Ele disse: “Suíça? De comboio? Vai ser uma longa viagem”.

Eu disse-lhe: “Eu sei! Oito horas, se tudo correr como planeado”.

Enquanto dizia isto, senti o medo a apoderar-se de mim, seguido de excitação. Isto ia ser uma aventura e peras! Nunca tinha apanhado um comboio, exceto o Amtrak para pequenas distâncias nos Estados Unidos. Mas um comboio na Europa? Só os tinha visto em filmes!

Quando o meu motorista Uber parou em frente ao edifício da estação de comboios Bruxelas-Norte, eu não sabia se devia entrar no edifício ou permanecer no Uber. Acho que o motorista do Uber viu a minha hesitação e perguntou-me se eu sabia como entrar na plataforma. Eu disse-lhe: “Plataforma, o que é?”. Ele teve a amabilidade de me explicar e deu-me a informação sobre como chegar ao meu comboio sem cair nos carris.

Fui para a estação e fiz exatamente o que o meu motorista da Uber me disse, mas mesmo assim consegui perder-me no labirinto de comboios que iam para sítios diferentes. Felizmente, tinha ido cedo, por isso tinha algum tempo para passar…

O que as viagens a solo me ensinaram sobre outras culturas Estação de comboios Bruxelas-Norte: 1ª de muitas viagens de comboio que fiz até à Suíça – Todas as fotos são do autor Como o meu Uber parou em frente ao hotel onde estava hospedada em Bruxelas, na Bélgica, para me levar à estação de…