Os castelos mais mágicos da Europa, que não são tão famosos como o Neuschwanstein, mas que o vão deixar sem fôlego
by manaspatil

Quer seja um fanático por história ou não, estes lugares vão garantidamente surpreendê-lo. Bem-vindo ao conto de fadas!
“Espelho, Espelho, na parede, quem é a mais bela de todas?”
Todas as raparigas se lembram de sonhar, na sua infância, em ser uma princesa que todos adorariam e que teria um belo príncipe e um gigantesco castelo encantado. E, em adultas, algumas de nós sonhavam com grandes casamentos nesses locais para ter, pelo menos por um momento, a sensação de esplendor real.
Mas para além da beleza sem fim, também escondem histórias do passado. Histórias de perdas e vitórias. Histórias de amor, de traição, de épocas diferentes. São portas mágicas para o mundo das lendas, dos tesouros e da fantasia ou da criatividade humana e do esforço que a criou. Também os sacrifícios que as pessoas tiveram de fazer para a sua exigente construção.
Deixe-se guiar pela singularidade destes lugares:
Europa
1. O Monte Saint-Michel, França- “Bastilha dos mares”
Comecemos por um “castelo” que é, na realidade, uma abadia, situada numa ilha da Normandia. Tem 44 pessoas, monges e freiras. Até oferecem alojamento aos turistas. Tem uma praia, um museu e uma pequena aldeia romântica. É um exemplo de arquitetura de estilo românico e gótico e um local de peregrinação da civilização cristã. Os reis de França e de Inglaterra visitavam-na com muita frequência, pelo que tem um significado histórico. Tem mais de 1300 anos e assemelha-se realmente às cidades medievais, pelo que será transportado para o passado.
Há quem acredite que foi neste monte que São Miguel obteve a sua poderosa vitória sobre o dragão. Diz-se que a ilha era uma ligação a outro mundo. Compreendo porquê!
2. Castelo de Bojnice, Eslováquia
Tem um lugar muito especial no meu coração. Não por estar situado no país de onde venho, mas porque o fui admirar pelo menos uma vez em cada ano da minha vida. Para mim, é um sinal de amor sem fim. Quase nenhum castelo oferece tantas lendas misteriosas como os eslovacos.
Situa-se na região de Trenčín e está construído sobre a cidade de Bojnice. A primeira menção escrita da provável existência de um castelo data do ano 1113. Originalmente era feito de madeira, mas após um forte incêndio, teve de ser reconstruído. Várias famílias nobres e personalidades importantes alternaram-se como seus proprietários, tais como Matias Corvino, Mateus III Csák, a família Thurzó… Pálffy, que decidiu reconstruir o castelo num estilo romântico e usou como modelos os castelos góticos franceses para fazer com que o seu amor se sentisse em casa – em França, o palácio papal em Avignon e a arquitetura italiana do início do Renascimento. Em 1939, o castelo e os terrenos que lhe pertenciam foram comprados pela empresa Baťa. Após a guerra e até hoje, pertenceu ao Estado.
Para além de muitas lendas sobre os seus herdeiros, esconde também uma gruta que está aberta aos turistas. À volta do castelo existe um parque e uma tília lendária, com mais de 700 anos. Aqui são organizadas várias exposições, eventos, uma noite no castelo e mercados, e existe também um belo jardim zoológico (recomendo que o visite em vez do de Bratislava). Existe ainda um spa termal e o miradouro “Gaivota nas Nuvens” nas proximidades e fica a uma curta distância da cidade de Prievidza.
Se se encontrar na Eslováquia, recomendo que visite os outros belos castelos: Castelo de Orava ou Castelo de Spiš (ambos na foto), Castelo de Pedra Vermelha, Castelo de Trenčín, Castelo de Bela Colina, Castelo de Ľupča, Castelo de Smolenice, Mansão de Budmerice ou Castelo de Čachtice com uma lenda da condessa sangrenta Bathory…
3. Castelo de Eltz, Alemanha- “Conto de fadas na pedra”
Trata-se de um outro castelo medieval, mas este continua a pertencer à família nobre Eltz, que aí vive desde o século XII. Nunca foi destruído por guerras, nunca foi destruído! Esta beleza foi construída em estilo românico e barroco e ergue-se sobre o rio e a serena reserva natural. Existem tesouros e colecções privadas com mais de 500 peças expostas de 9 séculos.
Uma antiga lenda descreve a história de uma rapariga, Agnes, e de um cavaleiro de Braunsberg com quem os seus pais queriam que ela casasse à força, mas ela recusou. O cavaleiro atacou o castelo e a princesa, vestida com a armadura do irmão, foi defender o castelo de forma heróica. O príncipe apunhalou-a e matou-a e só então descobriu que o seu amor “não correspondido” estava escondido debaixo da armadura. Desde então, um cavaleiro e o fantasma da princesa apareceram em frente às portas do castelo.
4. Castelo de Vianden, Luxemburgo
Um dos monumentos góticos mais importantes é este castelo situado no norte do Luxemburgo, na floresta das Ardenas, numa pequena cidade. O castelo foi construído algures entre os séculos XI e XIV. Diz a lenda que o Poço do Castelo de Vianden esconde uma passagem secreta, que conduz diretamente ao centro da cidade!
O poeta francês Victor Hugo viveu aqui durante algum tempo e chamou-lhe um lugar de recuperação. Pode encontrar a sua paz e desfrutar de uma vista espetacular sobre o campo e organizam aqui anualmente um Festival Medieval.
5. Castelo de Moszna, Polónia
O palácio barroco situa-se no sudoeste da Polónia, na província de Opole, a apenas 200 km de Cracóvia. Foi reconstruído várias vezes, mas não se sabe como é que o mosteiro foi destruído. O castelo tem 99 torres e 365 quartos, um jardim com carvalhos e tílias com várias centenas de anos e coudelarias com puro-sangue árabe. Antigamente, era um centro de terapia para a neurose. Recomendo vivamente que visite a Polónia também por causa das suas cidades históricas.
6. Castelo de Bodiam, Inglaterra
Um “castelo de água” (já parcialmente demolido) no condado de East Sussex. Foi construído para proteger a região durante a Guerra dos Cem Anos contra a França. Além disso, recorda os períodos da Peste Negra, da Guerra das Rosas, de protestos tempestuosos e foi habitado por várias pessoas importantes. Por isso, se estiver interessado na história inglesa, não deixe de o visitar. Diz-se que este castelo está rodeado de espíritos, por exemplo, o fantasma de uma mulher de vestido vermelho que olha pela janela para a distância e o fantasma de um rapaz que se afogou quando saltou da ponte.
Se encontrar a altura certa, há também mercados onde se vendem produtos artesanais como velas, objectos de madeira trabalhados… Ou organizam espectáculos de cavaleiros, pode pedir emprestado um caiaque e navegar num rio, ou ter uma aula de tiro com arco.
7. Alcázar de Segóvia, Espanha
É uma fortaleza e um palácio real, classificado pela UNESCO, situado num penhasco sobre dois rios e um dos castelos que inspirou o desenho do Castelo da Cinderela no Walt Disney World. Atualmente, parte do edifício funciona como museu militar. Anteriormente, foi um palácio real, a sede do parlamento, uma prisão estatal e a Academia das Forças Armadas. Reza a lenda que, durante uma reunião do Rei Afonso X com a Corte, uma enorme tempestade destruiu a sala e uma parte do edifício ruiu, porque o Rei se vangloriava da sua sabedoria, pelo que ficou conhecido como “O Sábio”. É uma das atracções turísticas mais procuradas, pelo que não ficará desiludido.
8. Abadia de Kylemore, Irlanda
Mosteiro beneditino construído para as freiras que fugiram durante a Primeira Guerra Mundial. O jardim de flores coloridas por detrás do castelo interessa-lhe particularmente. Existe também uma igreja neo-gótica, que foi construída como um memorial para a falecida esposa do anterior proprietário. Existe um conto que narra a história de um belo cavalo branco que se ergue do lago em frente à Abadia de 7 em 7 anos, num dia de vento. A Irlanda é um país de vegetação e de inúmeros contos e mitos, por isso não hesite em visitá-la!
9. Castello di Miramare, Itália
Esta beleza branca está situada no Golfo de Trieste. Foi construída por ordem do irmão de Francisco José, com base na ideia de construir uma casa sobre o mar, de onde regressava das suas viagens para conhecer o mundo. Arranjou um parque “digno do seu nome” cheio de plantas exóticas que trouxe de várias expedições. Diz a lenda que, depois de ter ido para o México, onde se tornou imperador e foi executado, a sua amada esposa ainda vagueia pelo parque chamando pelo seu nome, porque a mansão era o lugar da sua vida feliz em conjunto.
10. Castelo de Conwy, País de Gales
Fortificação medieval na costa norte, parte integrante da UNESCO. Ele e as suas 8 torres serviram de fortificação da cidade durante a conquista do País de Gales e outras guerras importantes. Facto curioso: o castelo foi vendido a Edward Conway por 100 libras!
Diz-se que uma sereia (metade humana, metade peixe) nada por aqui. Os pescadores tiraram-na da água e ela sufocou e, com as suas últimas palavras, amaldiçoou o castelo, dizendo-lhe que viveria para sempre em destruição, miséria e guerra. Muitas pessoas acreditam que a maldição da sereia se concretizou quando o Conwy Civic Hall foi engolido pelas chamas e destruído porque ouviram o seu riso.
Conclusão: Estes castelos que lhe apresentei são apenas uma pequena parte do que a Europa oferece. Apesar de ter tentado escolher não os mais famosos, penso que não conseguirá evitar completamente as pessoas nos locais que lhe apresentei, e não terá o castelo só para si, como nos que vou resumir na segunda parte, mas ainda assim vale a pena visitá-los. A Europa é literalmente o berço da história e as suas raízes chegam a todo o mundo e lançaram as sementes de outras culturas e países. Por vezes, o passado foi sombrio e cheio de sangue, outras vezes escondeu histórias românticas. Encontrará nestes locais deslumbrantes todos os vestígios de lendas e de pessoas que viveram há centenas de anos. Além disso, a Europa é um lugar seguro e tranquilo, pelo que não tem de se preocupar em viajar para cá. Mas mesmo assim:
!!!O meu conselho:!! Para os viajantes frequentes, incluí um guia muito útil. Nesta página, encontrará informações básicas sobre a situação atual, os cuidados de saúde ou os direitos do país para onde vai viajar e o que deve evitar. Recomendo vivamente que o abra antes da sua viagem, porque é sempre melhor estar preparado do que ser desagradavelmente surpreendido.
Então, aqui: https://www.smartraveller.gov.au/
Mantenha-se seguro! 🙂
Como sempre, não hesite em contactar-me para mais informações, dúvidas ou dicas de viagem♡ Agradecerei especialmente qualquer pergunta, pois é um tema que admiro muito. Obrigado por ler os meus amados.
Quer seja um fanático por história ou não, estes lugares vão garantidamente surpreendê-lo. Bem-vindo ao conto de fadas! “Espelho, Espelho, na parede, quem é a mais bela de todas?” Etsy Todas as raparigas se lembram de sonhar, na sua infância, em ser uma princesa que todos adorariam e que teria um belo príncipe e um…
Recent Posts
- Jerome, Arizona: A maior cidade fantasma da qual você provavelmente nunca ouviu falar!
- Os segredos sujos dos hotéis: O que eles não querem que os turistas saibam
- Olá mundo! A minha viagem de comboio pela Bélgica, Alemanha e Suíça
- Pode sair de Roma, mas Roma nunca sai de si
- Já viu os patos de borracha amarelos nos jipes?