Valladolid – Uma joia escondida na Península de Yucatán, no México

Iglesia San Servasio, Valladolid, Península de Yucatán, México (foto do autor)

A minha introdução à bela, vibrante e encantadora antiga cidade colonial de Valladolid foi uma breve paragem de uma hora na praça principal da cidade. Isto aconteceu depois de um dia incrível a explorar e a admirar a beleza e a maravilha de Chichen Itza, que terminou com um mergulho nas águas frescas e turquesa do Cenote Ik Kil, rodeado por um ambiente sereno, natural e exuberante.

Localizada apenas a duas horas de viagem de Playa del Carmen, a encantadora e cativante cidade de Valladolid possui uma arquitetura colorida e requintada de estilo colonial, bem como lojas, restaurantes e cafés pitorescos em redor da sua praça central, popularmente conhecida como Parque Francisco Canton.

A bela Iglesia de San Servacio, a principal catedral da cidade e um marco proeminente construído em 1500, ergue-se orgulhosamente no lado sul, do outro lado da praça central. Enquanto nos dirigíamos para Valladolid, passámos por aldeias maias, onde materiais e produtos artesanais brilhantes e coloridos eram orgulhosamente exibidos ao longo da estrada.

Valladolid é uma paragem popular para os autocarros de turismo, frequentemente visitada depois de uma viagem de um dia a Chichen Itza, Ek’ Balam e ao Cenote Ik Kil. O meu autocarro de turismo chegou ao anoitecer, mesmo a tempo de o nosso grupo assistir a uma animada reunião de artistas vestidos com trajes maias tradicionais e coloridos. Dançaram e cantaram, fazendo as delícias dos habitantes locais e dos turistas na praça principal da cidade. Os vendedores de comida também estavam presentes, oferecendo iguarias deliciosas aos transeuntes. Não resisti a provar alguns pedaços de churros doces e deliciosos, uma sobremesa mexicana popular.

Anoitecer na praça principal de Valladolid, também conhecida como Parque Francisco Canton (foto tirada pelo autor)

A cena vibrante na praça principal de Valladolid faz lembrar um filme. Os espectadores formaram um círculo à volta dos artistas enérgicos, enquanto outros vagueavam pela praça da cidade, tirando fotografias ou relaxando nos bancos de ferro branco bem colocados à volta de uma grande fonte de água no centro da praça. Alguns podiam ser vistos a saborear doces mexicanos dos vendedores próximos. A arquitetura de estilo europeu da cidade é um testemunho da história duradoura da colonização espanhola no México.

Iglesia San Servasio, Valladolid, Península de Yucatán, México (foto do autor) A minha introdução à bela, vibrante e encantadora antiga cidade colonial de Valladolid foi uma breve paragem de uma hora na praça principal da cidade. Isto aconteceu depois de um dia incrível a explorar e a admirar a beleza e a maravilha de Chichen…